quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Histórico da Diocese de Frederico Westphalen

A Diocese
Data da Criação: 22 de Maio de 1961 – Papa João XXIII – Bula Pontifícia “Haud Parva”,
Data de Instalação Canônica da Nova Diocese de Frederico Westphalen: 24 de Junho de 1962

Histórico da Diocese de Frederico Westphalen

Inicialmente, o território da atual Diocese de Frederico Westphalen pertencia quase em sua totalidade à Diocese de Santa Maria.

Na primeira metade do século XX, na região do Alto Uruguai, muitos núcleos da zona colonial foram se desenvolvendo, sendo que foram criadas, então várias paróquias para atender ao povo católico.

De fato, há muito se falava da necessidade de ereção de mais Dioceses no Rio Grande do Sul, já que as existentes eram muito extensas. Assim, pensou-se na criação da Diocese de Santo Ângelo, tendo sua circunscrição também sobre o norte da Diocese de Santa Maria, onde hoje está nossa Diocese. Contudo, Dom Luis Vitor Sartori, Bispo de Santa Maria, como nos relata Mons. Arlindo Rubert, “querendo evitar a divisão imediata de sua diocese, concebeu o plano de propor, em futuro mais remoto, a criação de uma nova circunscrição eclesiástica com sede em Frederico Westphalen, a ser integrada pela parte norte da mesma diocese. Esta foi a verdadeira causa próxima de sua criação. A Santa Sé houve por bem observar que a diocese proposta fosse criada de imediato, tomando de surpresa o bispo santa-mariense, que não a pode evitar, visto ter sido proposta por ele mesmo, embora sua intenção fosse de obtê-la uns oito anos mais tarde” (A Diocese de Frederico Westphalen, p. 89).

Nenhum comentário:

Postar um comentário